quarta-feira, 6 de junho de 2012

APENAS UM ITEM PRA SOBREVIVER

Confesso que relutei muito em publicar essa matéria, pois não queria gerar nenhum tipo de polêmica até por que não é o intuito desse blog e sim dar informações úteis a quem lê.


Bem tá rolando um pega-pega que veio do youtube muito interessante, mas...  o que seria isso? 

Você responde a pergunta de alguém e indica mais três pessoas. Bem não vou passar adiante, até porque isso se espalhou muito rápido e todo mundo já respondeu. 

Enfim... sobre a pergunta "Que item você iria preferir em uma situação de sobrevivência?" eu fiquei intrigado com algumas respostas principalmente como seria se fosse aqui na região amazônica em que vivo. Bem ...não gosto ser categórico, pois a experiência me mostrou que as coisas podem mudar lá na frente. Portanto as considerações que farei terão por base a minha região e certamente você terá outras em relação a sua.


Sobre o item único

É usado nas mais diversas tarefas do caboclo como: capinar, roçar, abrir picada, derrubar arvore, construir um abrigo tipo tapiri ou mesmo sua própria casa, construir móveis, tirar frutos e adquirir recursos pra fazer fogo ( handdrill ou outras técnicas regionais), etc. É um verdadeiro canivete suíço do cabra. Conhecido por aqui como "terçado" ou vulgarmente "teçado". Eu poderia dizer que o item único do caboclo da amazônia seria o facão.

A configuração de tamanho varia, mas sempre de médio 14'', 16"" em diante, nunca pequeno. Pois a mata é muito densa e o risco de seu braço se aproxima do arbusto é que você pode ser picado por vários bichos peçonhentos no meio dele. Então o terçado médio pra grande mantem uma distância segura daquilo que você não vê.

No caso animais maiores como a temida onça também fica bem mais fácil manter a distância.

Sempre ando com survival da guepardo comigo, mas ela sería o mínimo do mínimo se eu fosse pego de surpresa. Não o que eu realmente preferiria. 

Gosto muito, muito, muito da minha machadinha, mas me desculpe querida não seria você a escolhida pelas razões descritas acima. 


Sobre o fogo e o abrigo.

Como bem sabemos o clima da região amazônica é quente e úmido e mesmo no verão chove bastante e com a chuva a temperatura cai muito dentro da mata, principalmente de noite. As chances de um leve resfriando evoluir é grande, bem como sofrer de hipotermia, pois a chuva vai estar o tempo todo sob sua cabeça.

A madeira que cai na mata, cai porque tá podre e na mata amazônica ela se decompõe muito rápido faz parte do ciclo vital dessa floreste, pois ela sobrevive desses nutrientes em decomposição. Então, dificilmente você vai encontrar madeira caída seca e boa pra fogo, ou seja, você vai ter que cortar madeira mesmo e galho verde é complicado.
     
Não há como você não pensar em abrigo, pois sem abrigo não tem fogo. Fazer fogo na chuva não é impossível, mas é difícil e vai apagar logo. O abrigo é muito importante aqui, seja porque você vai estar exposto aos elementos, seja porque vai estar vulnerável aos bichos da selva. A feitura de um abrigo aqui é muito mais rápido do que se pensa, material é o que não falta e pra isso você precisa de uma boa lâmina.

Ponto para o facão de novo. Se você quiser fazer fogo, não vai precisar de apenas gravetos, mas de madeira pra queimar um bom tempo. E nessa hora eu não queria me ver apenas com um canivete.

Então pra minha região eu escolho o facão, seja ele com acessórios na sua bainha ou não.
 
"Era uma vez um garoto de 18 anos. Já tinha boa parte dos ensinamentos do pai. O pai conhecia a floresta, sabia tudo sobre os bichos e plantas. Um dia esse garoto saiu pra acampar com os amigos, um dado momento se perdeu do grupo e ficou vários dias na mata. Foram feitas várias busca, mas não encontraram o garoto. Porém seu pai sabia que poderia encontra-lo vivo e partiu em busca dele.

Enquanto isso o garoto andava em círculos. De dia ele caminhava e comia o que achava. De noite sobia nas arvores e esperava amanhecer. Sob mal tempo os dias iam se passando e apenas o pai acreditava no seu resgate.  

Seu pai persistentemente seguia pistas do filho, até que um dia ele o avistou. Ele estava embaixo de uma arvore. O pai correu ao encontro dele, mas as notícias não eram animadoras, o garoto estava muito debilitado, cheio de ferroadas e desorientado. O Pai colocou o em seus braços. Ele olhou seu pai, sorriu...disse: -Pai. e deu seu último suspiro, o tão conhecido suspiro de morte."

Essa é uma história real acontecida em 2008 no Amazonas . Foi bastante noticiada pela coragem, bravura e persistência de um pai em encontrar seu filho. Adivinhe qual era o único equipamento cortante que ele tinha?

A grande verdade é que um item nunca vai suprir todas a necessidades de sobrevivência. A grande ferramenta multifunção que vai te acompanhar sempre é o cérebro. Então exercite, pratique, mentalize essas situações e como você poderia se safar e pratique suas soluções. Só assim você irá saber se realmente sua tática vai dar certo.

Como disse não quero causar polêmica, muito menos dizer que a brincadeira não é válida. Pelo contrário, ela é bem válida e nos instiga a pensar na situação e isso muito benéfico. Certas abordagens e ferramentas podem funcionar muito bem em determinadas regiões. Porém aqui, poderiam nos deixar em sérios apuros. Preocupado com isso eu quis aqui atentar para alguns aspectos relacionados  a região onde vivo, que creio ser importantes.
 


Espero ter acrescentado algo de bom aos leitores. Até a próxima e um abraço a todos.