terça-feira, 10 de julho de 2012

CUIDADO NA ESTRADA



Hoje vou contar uma história real em que fiz parte anos atrás. Acredito que este testemunho pode vir a ajudar alguém em uma situação futura que eu espero nunca acontecer.




11 ano antes dessa história que eu vou contar, aconteceu um episódio no mínimo chato. Eu e minha esposa(naquela época namorados) pegamos um ônibus intermunicipal pro interior. Foi uma frustração só. O bicho parava em tudo quanto era lugar e colocavam todo tipo de carga. Era saca de alho, galinha, pato até que o ônibus não aguentou e quebrou, fiquei fulo da vida. Tivemos que pegar outro ônibus que já estava cheio. Quando voltamos fizemos questão de denunciar a empresa no procon.

No ano seguinte para o mesmo interior do estado. Eu e minha esposa resolvemos apostar na mesma linha (como se nós tivéssemos escolha). Ao chegar na rodoviária ficamos surpresos com o ônibus. Supernovo, refrigerado, espaçoso não acreditamos. Perguntamos pro guichê se era aquele mesmo e ele confirmou.

Dai conversamos: "-parece que nossa denuncia deu certo". Após passarmos de alguns municípios já era noite e minha esposa vira pra mim e diz: "- Dessa vez a viagem vai ser tranquila". Eu :"- Ei a viagem ainda não acabou" e sorri.

Puts, mal eu terminei de fechar a boca e o meliante anunciou o assalto, digo, o sequestro. Mandou o motorista entrar no primeiro ramal que ele avistasse. Eu e ela estávamos nas primeiras cadeiras próximo ao motorista e vimos todo o início da ação.
Ainda no ônibus, ele me pediu gentilmente o relógio(piada de mal gosto):"me passa esse rélo ai.. bora bora". O bicho tava brilhando com um visor azulado. Tinha acabado de comprar no camelot (não era pirata era de uma marca genérica). Depois me pediu a carteira. Tirei a carteira e levantei a cabeça e quando ia entregar ele:"-Baixa a cabeça ai velho qué morrê" prontamente eu baixei a cabeça e entreguei a carteira.

Depois mandou nós abrirmos a mochilas e sacudir pra jogar as coisas todas no chão do ônibus... e o fizemos. Depois disso ele mandou todos os homens descerem do ônibus. Dai eu pensei:"ferrou tudo, vou ser executado ou vão abusar das mulheres". Não minha cabeça passava muita coisa. Pensava muito em reagir, mas fiquei na minha.

Primeiro desceu o cobrador depois eu. Baculejou agente de tudo quanto foi jeito e mandou agente seguir na frente e não olhar pra trás e assim fizemos. Lá fora eu tentava a todo custo ver o que estava se passando. Havia um camarada que ficava o tempo todo falando pra gente reagir e um senhor idoso dizia pra ele ter calma.

Lá dentro as mulheres eram revistadas de tudo quanto é jeito. Algumas tentaram esconder suas joias dentro da roupa, mas essas foram revistadas. Por sorte, minha esposa foi umas das poucas que não foram revistadas. Terminada a ação, os celulares encontrados pelos bandidos foram jogados no mato pra ninguém chamasse a polícia.

Bem agora vou detalhar a ação dos bandidos. Pouco antes do malandro anunciar o assalto, um carro cortou o ônibus... era o sinal. Dentro do ônibus haviam cerca de 8 bandidos, pois os próprios passageiros deram falta dessas pessoas depois. Um deles que estava nos fundos se anunciou junto com o primeiro da frente, os outros estavam espalhados e observando. O cara que estava lá fora incitando reação também era bandido. Eles foram subindo em alguns município que o ônibus parava.

Se tratava de uma quadrilha. No mesmo verão em outros ônibus, um policial foi morto por reagir e outro por está com identificação militar. E um civil morreu, pois também reagiu. No mesmo verão toda quadrilha foi desbaratada (morta) pela PM.

Resumindo. Não havia muito o que fazer. Eu não sabia, mas ficarmos quietos e esperar tudo passar foi a melhor coisa que fizemos naquele momento, pois estávamos em desvantagem. A sensação de mãos atadas foi muito grande.

Apesar das coisas não estarem mais tão assim. Hoje nem eu nem minha esposa andamos mais de ônibus pro interior (trauma). Enquanto esses empresário não colocarem detector de metais de mão como já existem em alguns estados do país, Não pego ônibus intermunicipal nem a pau, só de carro ou moto.

Moral da história, não reaja pois você não sabe quem está de observando e se ele é amigo ou não.
Pense uma, duas, três, quantas vezes for preciso antes de tomar qualquer ação você pode se machucar ou pior, causar uma reação inesperada do bandido e machucar outras pessoas inocentes.

Você será mais herói sendo vivo do que tomando alguma ação precipitada. Policiais são treinados exaustivamente pra reagia e ainda sim pode ocorrer surpresas, ou seja, você sem trenamento tem muito mais chace de falhar.

É difícil, mas mantenha-se tranquilo e jamais encare-os.

Não tente esconder objetos durante a ação dos bandidos, isso pode te custar a vida.

Não use objetos chamativos, deixe-os dentro da mochila em bolsos com ziper e use mochilas discretas.


Se você for viajar de ônibus intermunicipal ou interestadual, pegue o máximo de informações sobre a rota. Se possível fale com cobradores e não com gichê da linha.

Pergunte qual o melhor horário pra viajar.
 
Hoje esse tipo crime está ficando muito comum no Brasil. Sempre fui um pacifista, mas não um idiota. Seria bom se "todos" estivessem desarmados e polícia pudesse nos proteger a pleno vapor.

Sabemos dos problemas segurança que o Brasil enfrenta hoje e suas causas. Desarmar pessoas de bem não é a solução. Se um pai de família pudesse se defende com suas próprias armas certamente os bandidos não teriam essa ousadia, pois saberiam que seu destino era a cova.

Nesse ponto temos que mexer os pauzinhos, pra que um dia isso mude.