segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UTILIDADES DO BURITI



Parece óbvio, mas decidi que sempre que eu for falar sobre alguma coisa, vou tentar abranger o máximo de utilidades e recursos que aquilo pode proporcionar. Principalmente em relação aos vídeos, pois vou tentar seguir um roteiro para não esquecer de falar e mostrar máximo que eu puder. Isso claro, se a bateria da minha câmera permitir. No caso do buriti, já havia feito um vídeo antes, mas não ficou completo. Por se tratar de uma palmeira que se encontra em quase todas as regiões do o país, vi nela uma importante aliada no que diz respeito a sobrevivência.



O buritizeiro é uma arvore que se encontra normalmente me regiões alagadas, como beiras de rios e igarapés, lagoas, brejos etc. Muitas pessoas não se dão conta, esta palmeira é extremamente importante em uma situação de sobrevivência. Imagine que você passou pro um naufrágio em um rio ou foi para uma caçada na mata e se perdeu. ou esta no meio da selva amazônica totalmente perdido e você está a procura de comida e não acha. Depois de um tempo...cansado e exausto você para de procurar. Nessa situação é provável que você tenha esbarrado várias vezes por um buritizeiro e não tenha dado a mínima. 





A verdade é que um buritizeiro é uma palmeira realmente de tantas virtudes que fica difícil falar sobre todas as suas qualidades, mas tentarei abranger aqui o máximo possível da raiz até o fruto.

Raiz: Dela é feito um chá de propriedades medicinais para uso de problemas hepáticos(fígado).

Caule (Tronco): É utilizado para construção de base para piso suspenso como na foto abaixo. Rachado ao meio, serve como calha. Se retira também o palmito que é grosso e de sabor muito apreciado. Fazendo uma furo no buriti macho (que não dá fruto), se extrai de 8 a 10 litros de seiva adocicada por árvore, que cristalizada possui 93% de sacarose. Da medula do tronco se extrai uma fécula chamada Ipurana semelhante a farinha de mandioca, que utilizada no preparo de mingaus entre outros.

Talo da folha(Miriti): Os brinquedos de miriti feitos pelos artesãos do estado do Pará, são feitos da base de sustentação da folha do buritizeiro chamado de miriti. Como miriti é leve e flutuante, se juntarmos vários talos por meio de amarras. Nos permite fazer bote que sirva para atravessar uma pequena margem de rio. É possível também fazer pequenas construções emergenciais como uma base de sustentação pra coberturas leves, biombos, até mesmo móveis e o que sua imaginação desejar. A parte interna do talo é excelente para iniciar fogo é seco e pega fogo rápido. É reconhecido como isopor da Amazônia. Se fatiar fários dá pra usar como isolante térmico.

Folhas: As folhas novas se retiram fibras usadas no artesanato, tais como bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos, bijuterias, redes, cobertura de tetos e cordas.

Frutos: Rico em pro-vitamina A, A, B, C. Contém cálcio, ferro e proteinas Possui propriedades anti-oxidantes. Para tirar a polpa do buriti, basta deixar os frutos em água morna para que amoleça.



Quantidade Energia
(kcal)
Ptn
(g)
Lip
(g)
Carb
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(gm)
Ferro
(mg)
Retinol
(mcg)
Vit.B1
(mg)
Vit.B2
(mg)
Niacina
(mg)
Vit.C
(mg)
100g 145 1,8 8,1 10,2 9,6 156 54 5 4104 0,03 0,23 0,7 26


Óleo do buriti, obtido a partir do vinho do buriti aquecimento ou pressão da polpa. É um poderoso vermifugo, usado como filtro solar natural, para aliviar a pós exposição ao sol, na fabricação de sabão, para frituras.

Da polpa ainda se extrai o vinho(suco), pode-se fazer bolos, mingaus, doces e uma série de outros quitutes. Bem espero que conseguido abranger neste testo, o máximo de informações possíveis sobre essa palmeira tão cheira de virtudes que pode certamente vir a nos ser muito útil em situações de sobrevivência.